Os 10 Melhores Álbuns Internacionais de 2023 (até Fevereiro)



         Olá!

Neste post do Ouvindo Notas, vamos conferir quais são os 10 Melhores Álbuns Internacionais de 2023, de Janeiro a Fevereiro desse ano.

Paramore, Måneskin e Elle King são alguns nomes que se destacam nesta lista, que também inclui uma versão psicodélica do Black Keys, um grupo retomando o melhor do Rock dos anos 90 e uma nova diva Pop entregando tudo nas pistas de dança.

Vale a pena ler este post ouvindo a playlist "Top 20 Álbuns Internacionais 2023", com todos os discos que já se destacaram neste início de ano. Se quiser ir além, escute "Top 50 Músicas Internacionais 2023", com as melhores canções dos melhores discos do ano até agora.

Vamos começar a lista voltando aos anos 90...


1º Lugar

Narrow Head - "Moments Of Clarity" (9,1)

Grunge Alternativo - Houston, Texas / EUA

Narrow Head é uma banda texana que, em seu novo álbum "Moments Of Clarity", apresenta uma sonoridade semelhante ao Rock Alternativo dos anos 90, com faixas que lembram músicas do Smashing Pumpkins e do Deftones.

Também há referências ao shoegaze, na guitarra distorcida da faixa "The World", muito parecida com canções do my blood valentine, e elementos de trip-hop na música "Soft To Touch", aproximando o som do Narrow Head ao New Metal que surgirá na década seguinte.

Notas das músicas do álbum "Moments Of Clarity", do Narrow Head :

1) The Real 9

2) Moments Of Clarity 8

3) Sunday 10

4) Trepanation 8

5) Breakup Song 9

6) Fine Day 10

7) Caroline 10

8) The World 10

9) Gearhead 8

10) Flesh & Solitude 8

11) The Comedown 10

12) Soft To Touch 9

Pontuação Final: 109 pontos / 12 músicas = 9,08333... = 9,1

Nota do álbum "Moments Of Clarity", do Narrow Head : 9,1

2º Lugar:

Ava Max - "Diamonds & Dancefloors" (8,9)

Dance Pop - Los Angeles / EUA

Ava Max é uma nova diva Pop que alcançou enorme sucesso com seu hit "Sweet But Psycho", que acumula mais de um bilhão de plays nas plataformas de streaming.

Em seu segundo disco, "Diamonds & Dancefloors", Ava exige que o ouvinte se entregue às batidas deliciosas de suas músicas sem se importar com as letras ingênuas e a futilidade típica de qualquer canção Pop.

Quem levar Ava Max muito a sério vai se transformar em uma piada, enquanto a cantora Pop americana de origem albanesa se joga na pista de dança entregando tudo em canções que misturam a potência vocal de Lady Gaga com a esperteza de Dua Lipa e beats de qualquer música Pop que tenha feito sucesso nos últimos 20 anos.

Notas das músicas do álbum "Diamonds & Dancefloors", da Ava Max:

1) Million Dollar Baby 10

2) Sleepwalker 8

3) Maybe You're The Problem 10

4) Ghost 8

5) Hold Up (Wait A Minute) 9

6) Weapons 10

7) Diamonds & Dancefloors 8

8) In The Dark 8

9) Turn Off The Lights 8

10) One Of Us 10

11) Get Outta Of My Heart 7

12) Cold As Ice 8

13) Last Night On Earth 10

14) Dancing's Done 10

Pontuação Final: 124 pontos / 14 músicas = 8,85714285... = 8,9

Nota do álbum "Diamonds & Dancefloors", da Ava Max: 8,9

3º Lugar:

Elle King - "Come Get Your Wife" (8,9)

Country Rock - California / EUA

Elle King é uma jovem cantora Country que conseguiu sucesso no mundo e no Brasil graças à canção "Ex's & Oh's", que chegou a fazer parte da programação de algumas rádios rock em São Paulo.

"Come Get Your Wife" utiliza muito bem todos os truques da Country Music apresentando músicas que nos colocam no interior dos Estados Unidos, em meio a guitarras caipiras e letras bem-humoradas sobre romances de estrada, pessoas bêbadas e corações partidos.

Destaque para o Blues Gospel da faixa "Try Jesus", com direito a coral de igreja, órgão e guitarras contando a história de uma garota que, após várias decepções com seus ex-namorados, pensa se não seria melhor se entregar a Cristo.

Notas das músicas do álbum "Come Get Your Wife", da Elle King :

1) Ohio 7

2) Before You Met Me 10

3) Try Jesus 10

4) Drunk (And I Don't Wanna Go Home) 8

5) Lucky 7

6) Worth A Shot 10

7) Tulsa 10

8) Crawlin' Mood 9

9) Bonafide 10

10) Blacked Out 10

11) Out Yonder 9

12) Jersey Giant 8

13) Love Go By 7

Pontuação Final: 115 pontos / 13 músicas = 8,846153846... = 8,9

Nota do álbum "Come Get Your Wife", da Elle King : 8,9

4º Lugar:

Paramore - "This Is Why" (8,8)

Pop Rock, Dance Punk - Nashville, Tennessee / EUA

Após seis anos de ausência, o Paramore está de volta com seu novo disco "This Is Why". Depois de se consolidar como referência absoluta no Pop Punk e acumular vários sucessos se apresentando como uma banda de Pop Rock, havia uma grande curiosidade sobre como seria o estilo musical adotado pelo grupo em seu novo álbum.

Demonstrando inteligência e autenticidade, o Paramore se recusou a pegar carona no retorno do "Pop Punk Revival", que ressuscitou, de forma duvidosa, nomes consagrados como Avril Lavigne e Blink-182. Em vez disso, Hayley Williams e seus amigos optaram por continuar sendo uma banda de Pop Rock, mas expandindo seus horizontes para o Funk Rock e o Dance Punk.

O vocal, que substitui os gritos por momentos falados, sussurrados e bem cantados, somado ao baixo cheio de groove, à guitarra tocada em "zig-zag" e à bateria frenética criam músicas intrigantes e muito legais como "This Is Why", com inspiração no Funk Americano, "The News" e "You First", fortemente inspiradas pelo Dance Punk do Bloc Party, e "C'est Comme Ça", que é o melhor exemplo da nova mistura de Pós-Punk dançante com o Pop Rock que o grupo domina há tanto tempo.

Quem tiver saudades do Paramore "raiz", vai se interessar pela potência de "Figure 8" e "Crave" e será conquistado por "Liar", uma das baladas Pop mais bonitas de 2023 até agora.

Notas das músicas do álbum "This Is Why", do Paramore :

1) This Is Why 8

2) The News 10

3) Running Out Of Time 9

4) C'est Comme Ça 10

5) Big Man, Little Dignity 8

6) You First 9

7) Figure 8 8

8) Liar 9

9) Crave 9

10) Thick Skull 8

Pontuação Final: 88 pontos / 10 músicas = 8,8

Nota do álbum "This Is Why", do Paramore : 8,8

5º Lugar:

Gaz Coombes - "Turn The Car Around" (8,6)

Rock Britânico, Britpop, Indie Rock - Oxford / Inglaterra

Gaz Coombes é o vocalista e líder de uma das bandas mais divertidas do Rock Britânico, o Supergrass, muito conhecida pelo seu hit "Alright".

A experiência no comando de um grupo tão marcante, somada às mudanças na sonoridade do Supergrass e do Rock Britânico, enquanto Gaz Coombes amadurecia como compositor e ser humano, resultaram em mais um disco da carreira solo dele, intitulado "Turn The Car Around", repleto de músicas sofisticadas, mas fáceis de serem saboreadas, transformando guitarras, vozes e belas melodias de violão em canções mágicas.

Destaque para "Not The Only Things", com progressões melódicas e vocais muito bonitas, "Long Live The Strange", um blues intenso que vai continuar tocando repetidamente na sua cabeça, e "Dance On", que consegue ser dançante e arrebatadora ao mesmo tempo.

 

Notas das músicas do álbum "Turn The Car Around", do Gaz Coombes :

1) Overnight Trains 6

2) Don't Say It's Over 7

3) Feel Loop (Lizard Dream) 8

4) Long Live The Strange 9

5) Not The Only Things 10

6) Turn The Car Around 10

7) This Love 9

8) Sonny The Strong 8

9) Dance On 10

Pontuação Final: 77 pontos / 9 músicas = 8,555... = 8,6

Nota do álbum "Turn The Car Around", do Gaz Coombes : 8,6

 

6º Lugar:

SG Lewis - "AudioLust & HigherLove" (8,4)

Eletropop - Londres / Inglaterra

SG Lewis é um DJ e produtor musical que já trabalhou com nomes consagrados da música Pop, como Elton John e Dua Lipa, e, no seu segundo álbum, criou coragem, saiu de trás da mesa de som, chamou alguns amigos para tocar instrumentos "de verdade" e cantou suas composições usando a própria voz.

Foi um processo corajoso, mas recompensador, pois "AudioLust & Higher Love" é um ótimo disco de Pop Eletrônico com toda a riqueza musical que apenas uma banda "física" pode trazer, resultando em ótimas canções recheadas com as melhores referências da Disco Music dos anos 80 até o Eletropop dos dias de hoje.

Alguns exemplos são "Plain Sailing", uma relaxante mistura de violão acústico, beats eletrônicos e vozes levemente robóticas, "Vibe Like This", uma combinação gostosa de piano, percussão e sintetizadores, e "Something About Your Love", colocando, na mesma pista de dança, Calvin Harris e Daft Punk.

Notas das músicas do álbum "AudioLust & HigherLove", do SG Lewis :

1) Intro 6

2) Infatuation 8

3) Holding On 9

4) Call On Me (with Tove Lo) 9

5) Oh Laura 8

6) Missing You 9 

7) Another Life 7

8) Fever Dreamer 9

9) Epiphany 8

10) Lifetime 8

11) Plain Sailing 10

12) Vibe Like This 10

13) Different Light 7

14) Something About Your Love 10

15) Honest 8

Pontuação Final: 126 pontos / 15 músicas = 8,4

Nota do álbum "AudioLust & HigherLove", do SG Lewis : 8,4

7º Lugar:

We Are Scientists - "Lobes" (8,4)

Dance Rock - Nova Iorque / EUA

We Are Scientists são uma dupla original da Califórnia, mas que está há duas décadas em Nova Iorque apresentando um Rock dançante e divertido, baseado no som do Indie Rock dos anos 2000, como The Killers e Franz Ferdinand.

Após vários discos com ótimos exemplos de Dance Rock baseado em guitarras intensas e contagiantes, a dupla decidiu investir em uma sonoridade mais concentrada nos teclados e sintetizadores eletrônicos e no baixo sendo tocado com um groove inspirado no Funk Americano.

O resultado dessa mudança é "Lobes", um álbum com músicas deliciosas, trazendo referências da Disco Music e de clássicos do Rock Eletrônico da New Wave.

Vale a pena ouvir "Less From You", que combina Funk e Disco em uma levada que vai te colocar em alguma pista de dança dos anos 80, e "Turn It Up", lembrando o som de alguns sucessos do New Order.


Notas das músicas do álbum "Lobes", do We Are Scientists :

1) Operator Error 8

2) Dispense With Sentiment 6

3) Human Resources 8

4) Lucky Just To Be Here 9

5) Turn It Up 10 

6) Settled Accounts 9 

7) Here Goes 9

8) Parachute 7

9) Less From You 10 

10) Miracle Of '22 8

Pontuação Final: 84 pontos / 10 músicas = 8,4

Nota do álbum "Lobes", do We Are Scientists : 8,4

8º Lugar:

Total Downer - "Caretaker" (8,4)

Power Pop, Punk - Cleveland, Ohio / EUA

Total Downer é uma nova banda de Punk que está lançando seu primeiro álbum, chamado "Caretaker", que adiciona, à velocidade e agressividade do Punk, a melodia contagiante do Power Pop, estilo de Rock marcado por letras e guitarras enérgicas que não recorrem à violência das tijoladas do Punk tradicional.

O resultado dessa mistura é uma série de músicas que parecem o Weezer nos seus primeiros e melhores trabalhos: o "Blue Album", de 1994, e o disco "Pinkerton", de 1996.

Por exemplo, a faixa "Star Rek't" do Total Downer é parecida com "Why Bother?", do "Pinkerton", enquanto "Falling In Love With You" e "Hurt Slow", também do Total Downer, lembram "Undone - The Sweater Song" ou "Say Ain't So", do álbum "azul" do Weezer.

Também há espaço em "Caretaker" para o Total Downer apresentar outras sonoridades, como o Ska, na música "Dr. Phil" e o Grunge Alternativo e irônico em "Shut Up", mas sem perder o foco na mistura de Punk com Power Pop mencionada anteriormente, que pode ser ouvida em "Taylor Lautner", "Big Mouth" e "Cruel".


Notas das músicas do álbum "Caretaker", do Total Downer :

1) Stupid Smile 7

2) Dr. Phil 8

3) Dolly Parton 7

4) Star Rek't 8

5) Taylor Lautner 8 

6) Big Mouth 8

7) Shut Up 10

8) Cruel 9

9) Falling In Love With You 8

10) Big Man 8

11) Hurt Slow 10

12) Thank You For Listening 8

13) Luis 10

Pontuação Final: 109 pontos / 13 músicas = 8,38461538... =8,4

Nota do álbum "Caretaker", do Total Downer : 8,4

9º Lugar:

The Arcs - "Electrophonic Chronic" (8,3)

Blues Psicodélico, Soul Rock - EUA

The Arcs é o projeto paralelo de Dan Auerbach, vocalista, guitarrista e 50% do The Black Keys.

Se, na banda mais conhecida, nós ouvintes já sentimos um certo desgaste com a repetição da fórmula de Hard Rock misturado com Blues, no The Arcs temos um alívio, ainda com a presença do Blues, mas com a adição da Psicodelia.

"Electrophonic Chronic" é o resultado dessa soma, apresentando uma série de Blues Psicodélicos intercalados com outras viagens sonoras, incluindo batidas de Hip Hop em "Keep On Dreamin'", R&B e solos de guitarra delirantes em "Heaven Is A Place", Pop e Soul deliciosos em "Sunshine" e uma fusão de Black Keys com Alabama Shakes em "Behind The Eyes".

Notas das músicas do álbum "Electrophonic Chronic", do The Arcs :

1) Keep On Dreamin' 8 

2) Eyez 8

3) Heaven Is A Place 10

4) Califone Interlude 8

5) River 7

6) Sunshine 10 

7) A Man Will Do Wrong 9

8) Behind The Eyes 10 

9) Backstage Mess 8

10) Sporting Girls Interlude 5

11) Love Doesn't Live Here Anymore 7

12) Only One For Me 9

Pontuação Final: 99 pontos / 12 músicas = 8,25 = 8,3

Nota do álbum "Electrophonic Chronic", do The Arcs : 8,3

10º Lugar:

Måneskin - "RUSH!" (8,1)

Hard Rock, Glam Rock - Itália

Após vencer alguns concursos musicais na Europa, dominar o mundo com uma versão irritante da bela canção "Beggin'" do Frankie Valli & The Four Seasons e ganhar uma parceria com Iggy Pop na cansativa faixa "I WANNA BE YOUR SLAVE", o Måneskin lança "RUSH!", o disco que retira o grupo da posição de "modinha" e o coloca em um lugar de destaque no futuro do Rock.

O maior destaque do álbum é a balada "THE LONELIEST", que lembra algumas Power Ballads do Aerosmith, White Snake e KISS.

Com essa música, o Måneskin pode satisfazer o roqueiro preguiçoso que está sempre dizendo "o Rock and Roll morreu" enquanto espera uma banda que seja a salvação do "futuro do Rock Clássico", algo que não faz sentido, mas é exatamente o que os ouvintes conservadores de Rock querem hoje em dia.

Outra faixa chama atenção por ser diferente da proposta Hard Rock do álbum: "KOOL KIDS" é uma tentativa de Pós-Punk e um indício de que o Måneskin pode saber mais sobre Rock do que aparenta, liberando caminhos para outras sonoridades nos próximos discos do grupo.

Notas das músicas do álbum "RUSH!" do Måneskin:

1) OWN MY MIND 8

2) GOSSIP (feat. Tom Morello) 8

3) TIMEZONE 8

4) BLA BLA BLA 6

5) BABY SAID 9

6) GASOLINE 7

7) FEEL 7

8) DON'T WANNA SLEEP 7

9) KOOL KIDS 10

10) IF NOT FOR YOU 9

11) READ YOUR DIARY 9

12) MARK CHAPMAN 7

13) LA FINE 9

14) IL DONO DELLA VITA 8

15) MAMMAMIA 7

16) SUPERMODEL 8

17) THE LONELIEST 10

Pontuação Final: 137 pontos / 17 músicas = 8,0588235294117 = 8,1

Nota do álbum "RUSH!" do Måneskin: 8,1


Muito bem, essa é a lista dos 10 Melhores Álbuns Internacionais de 2023, até Fevereiro. Foi surpreendido ou surpreendida por algum artista ou banda que você não conhecia? Achou justa a posição em que seu grupo favorito ficou? Escreva nos comentários!

Fiquem ligados e ligadas no blog Ouvindo Notas, pois, assim que novos discos aparecerem, esta lista será atualizada. Portanto, pode ser que em Março, Abril, ou depois, uma nova lista apareça aqui!

As melhores músicas dos 10 Melhores Álbuns Internacionais de 2023 (até Fevereiro) e de todos os outros discos que também merecem destaque nos primeiros meses do ano estão nesta playlist:

Top 20 Álbuns Internacionais 2023

===============

Visite o meu perfil no Spotify: Júlio César Camarini

Twitter: @JulioCamarini 

Instagram: @juliocamarini 

Facebook: Júlio César Camarini 

Pinterest: @juliocesarcamarini


Até a próxima!

~~~~~~~~~~~~~~~


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 50 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024

Kamau mostra papo reto e muito Rap em "Documentário"

Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (até Junho)