The Smile é uma Pós-Graduação em Radiohead

The Smile é o projeto paralelo dos líderes do Radiohead, o vocalista Thom Yorke e o guitarrista Jonny Greenwood, e funciona não apenas como uma diversão feita no tempo livre, enquanto o próximo álbum do Radiohead não vem, mas como um exercício de complemento do que foi feito na história do grupo e de inspiração para um possível novo disco da banda conhecida por "Creep", "Fake Plastic Trees", "Karma Police", "Idioteque", "Jigsaw Falling Into Place", entre outros sucessos.



"Wall Of Eyes" é o segundo disco do The Smile e uma espécie de pós-graduação em Radiohead, pois o primeiro disco desse projeto paralelo, "A Light for Attracting Attention", de 2022, é uma revisão bibliográfica de tudo o que o Radiohead fez em toda sua carreira, com cada uma de suas faixas fazendo referência a algum dos nove discos lançados pelo grupo desde 1993.

Esse conjunto de referências e revisões funciona como uma dissertação de Mestrado, na qual o aluno deve saber um pouco de tudo sobre o campo de conhecimento em que deseja ser considerado Mestre.

Após concluir esse "Mestrado", o The Smile alcança em "Wall Of Eyes" o "Doutorado", já que há um domínio absoluto dos elementos que fazem do Radiohead uma banda única no campo do Rock e da Boa Música: Melancolia Grandiosa na faixa "Friend Of A Friend", Beats Eletrônicos sinistros em "I Quit" e Arranjos Cinematográficos em "Bending Hectic", canção que faz uma referência angustiante e vertiginosa a "A Day In The Life" dos Beatles e pode ser considerada uma das melhores composições da carreira de Thom Yorke e Jonny Greenwood.

Vale lembrar que Jonny Greenwood já foi indicado ao Oscar na categoria "Melhor Trilha Sonora Original" em 2018 pelo filme "Trama Fantasma". Além disso, quem acompanhou a saga de Thomas Shelby em Peaky Blinders viu cenas emocionantes com as músicas "Pana-Vision" e "Teleharmonic", duas canções do The Smile que entraram para trilha desta série de sucesso mundial.

Porém, o objetivo de uma tese de Doutorado é adicionar algo novo à área de conhecimento estudada, pois o domínio teórico já foi atingido. Neste caso, The Smile explora uma vertente interessante com o potencial de renovar o som praticado por Thom Yorke e Jonny Greenwood: o Afro-Rock.

O Rock Africano apresenta um ritmo peculiar que influencia a percussão e a forma de criar melodias. Dois ótimos exemplos desse estilo são Mdou Moctar e Bombino, dois guitarristas virtuosos do Níger, país que não deve ser confundido com a Nigéria e que fica no centro do Deserto do Saara, no norte da África. Mdou Moctar é considerado o "Jimi Hendrix do Saara" e também é comparado a Eddie Van Halen, enquanto Bombino já teve um álbum produzido por Dan Auerbach, do Black Keys, e foi indicado ao Grammy em 2019.

A influência do Afro-Rock aparece no The Smile, em "Wall Of Eyes", na faixa "Under Our Pillows", em que é possível perceber o Rock do Deserto do Saara e o Rock praticado em outras regiões da África nos anos 70 orientando a intensidade da bateria e a forma de Jonny Greenwood fazer o "riff" de guitarra que vai conduzir a canção.

Falando em bateria, a influência africana no The Smile, que também aparece no disco "Wall Of Eyes" em "Read The Room" e no álbum anterior de forma mais sólida em "Thin Thing" e mais funkeada em "The Smoke", explica porque o baterista do grupo não é Philip Selway, dono das baquetas do Radiohead desde a sua criação nos anos 90.

No lugar dele temos Tom Skinner, baterista do excelente grupo de Afro-Jazz chamado Sons Of Kemet e o cara ideal para que o The Smile adicione novos conhecimentos musicais ao seu som, graças a liberdade que o Jazz oferece ao permitir novas estruturas de canção e ao "know-how" que Skinner tem quando o assunto é música africana.

Depois de tanto aprendizado, o The Smile é aprovado com louvor e se consolida como o maior grupo de vanguarda no Rock e na Música em geral nos dias de hoje e, pelo visto, os professores Thom Yorke e Jonny Greenwood ainda tem muito para nos ensinar.

Que venham as próximas aulas.

The Smile - "Wall Of Eyes"

Rock Sofisticado - Oxford, Londres / Inglaterra

Playlist do Post: The Smile é uma Pós-Graduação em Radiohead

Leia também: The Smile não é "rock" nem inovador, é "apenas" Radiohead

Playlist com as melhores músicas de 2024: As Melhores Músicas de 2024

Playlist com todas as referências musicais que apareceram no Ouvindo Notas em 2024: Ouvindo Notas em 2024

===============

Visite o meu perfil no Instagram: @juliocamarini 

Twitter: @JulioCamarini 

Facebook: Júlio César Camarini 

Spotify: Julio Cesar Camarini 

Até a próxima!

~~~~~~~~~~~~~~~

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 50 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024

Kamau mostra papo reto e muito Rap em "Documentário"

Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (até Junho)