Franz Ferdinand é melhor quando é outro Franz Ferdinand

Franz Ferdinand - "The Human Fear" (Domino Recording)

Indie Rock, Dance Rock - Glasgow / Escócia



O sucesso do Franz Ferdinand no início deste século criou um problema para a banda escocesa que é um dos símbolos do Indie Rock dos anos 2000.

Não importa quantos álbuns novos o Franz Ferdinand tenha lançado nos últimos anos, qualquer música inédita será comparada aos sucessos antigos e perderá essa disputa com os hits do passado.

Porém, existe uma saída para essa armadilha e ela está no novo álbum do grupo, "The Human Fear", de Janeiro deste ano.

Muitas canções nesse novo disco sofrerão com as comparações: "Night Or Day", "The Birds" e "Bar Lonely" são músicas inéditas muito legais, mas ainda perderão espaço nas festinhas para "Take Me Out", "Do You Want To" e "No You Girls", devido não apenas a uma diferença de qualidade, mas à vantagem da passagem do tempo, que consolidou essas três músicas mais velhas como sucessos absolutos, quase um Classic Rock para as novas gerações.


A solução, então, não está em lançar canções parecidas com os sucessos inalcançáveis do passado, mas criar novas sonoridades, com base no que sempre deu certo, porém, com um toque diferente...

A primeira faixa do novo álbum do Franz Ferdinand começa com o vocalista Alex Kapranos anunciando o "riff" de guitarra número 1, mas isso se revela uma isca para uma canção que parece uma sátira de trilha de abertura de seriados de comédia e confirma sua ironia ao se chamar "Audacious".

Depois, encontramos as duas melhores tentativas de fazer algo inovador e interessante: "The Doctor", um ótimo Dance Rock guiado por teclados de New Wave, e "Hooked", um Dance Punk liderado por sintetizadores e batidas eletrônicas.


No final de "The Human Fear", está uma das maiores ousadias desse novo disco do Franz Ferdinand: a faixa sensual e divertida chamada "Black Eyelashes", com inspirações na música grega, muito conhecida por Alex Kapranos, filho de pai grego.

O Franz Ferdinand sempre será uma banda com um repertório cheio de sucessos poderosos e espaço para apresentar novas canções, mas, para fugir das comparações, o grupo deve sair um pouco de sua fórmula bem-sucedida e experimentar estilos musicais diferentes, pois o Franz Ferdinand é melhor quando é outro Franz Ferdinand.



Leia também:

Coldplay: As dez melhores músicas "Lado B"

White Lies defende um rock dançante e nostálgico em "As I Try Not To Fall Apart"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 50 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024

Kamau mostra papo reto e muito Rap em "Documentário"

Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (até Junho)