As Dez Piores Músicas do Coldplay


Coldplay é uma banda que divide opiniões. Será que as músicas deles são boas ou cafonas? A melancolia dos primeiros álbuns é bonita ou incômoda de se ouvir? Os sucessos pop depois de "Viva La Vida" são maravilhosos ou constrangedores? O lo-fi hip-hop misturado com rock eletrônico em "Ghost Stories" é mágico ou torturante?


Sejam quais forem as respostas, o fato é que o Coldplay está longe de ser unanimidade em termos de boa qualidade musical, apesar dos sucessos comerciais acumulados em mais de vinte anos de carreira. Por isso, neste post, conheceremos as dez piores músicas do Coldplay.

Vamos começar pela canção "menos ruim", ou seja, iniciaremos pelo décimo lugar.

10º : "Something Just Like This" (The Chainsmokers - "Memories...Do Not Open", 2017)

"Something Just Like This" é o maior sucesso do Coldplay no Spotify com mais de 1,5 bilhão de reproduções. Apesar das batidas eletrônicas serem agradáveis, esta música ofende quem procura por um bom rock. Imagine ter que ouvir esse pop remixado que não tem qualquer traço de rock'n'roll em rádios que se intitulam "Rádio Rock". É uma tortura, mesmo com um solinho de guitarra no final.


A música em si tem boas batidas, mas é tão simples que só faz sentido em shows com chuva de papel colorido picado ou tocada insistentemente de hora em hora nas rádios pop infantojuvenis. É o Coldplay forçando a barra para se tornar uma banda mais famosa e mais cheia de grana do que já é.


9º : "Hymm For The Weekend" ("A Head Full Of Dreams", 2015)

Beyoncé participa desta canção, mas não ajuda a salvá-la. A percussão com sons de garrafas de vidro é interessante, mas Beyoncé desaparece no refrão quando canta junto com Chris Martin. A música aposta em "ooo-a-oooo-a" para fazer sucesso, porém não garante boa qualidade. O refrão tem uma tentativa de fanfarra com alguns metais, que somem em uma bagunça sonora.


Nem parece que temos um bateirsta, um baixista e um guitarrista nesta faixa, fica a impressão de estarmos ouvindo Chris Martin em carreira solo com uma discreta colaboração de Beyoncé. Desperdício de tempo.

8º : "2000 Miles" ("2000 Miles", 2003)


"2000 Miles" é um cover do The Pretenders e uma música triste de Natal sobre a ausência da pessoa amada justamente nesta época do ano. Tem neve, crianças, desolação e aquele clima de melancolia forçada comum na época natalina. Melhor ouvir Simone cantando "Então É Natal". Ou melhor não.


7º : "Up In Flames" ("Mylo Xyloto", 2011)

"Up In Flames" começa com percussão eletrônica chocha e Chris Martin quase desafinando em um início sussurrado. Música parada, sonolenta, difícil de aguentar devido aos falsetes do vocalista em uma balada cansativa sobre o fim de um relacionamento.


O Coldplay mostra com "Up In Flames" que esqueceu como fazer músicas intensas e bonitas sobre problemas amorosos, como no caso de "Trouble" ou "The Hardest Part".


6º : "Oceans" ("Ghost Stories", 2014)

"Oceans" tenta misturar elementos eletrônicos, vocais desafinados e melancolia. Chris Martin agride nossa paciência mais uma vez com falsetes ruins e incômodos.


Se ele está sofrendo por causa do fim de um casamento, lamentamos muito, mas ninguém é obrigado a ouvir um marmanjo gemendo tristezas nos nossos ouvidos, até porque nossas orelhas não são penicos. O final atmosférico com sinos de igreja e sinais eletrônicos não convencem.

5º : "Everglow" ("A Head Full Of Dreams", 2015)


Em "Everglow", piano e percussão parecem ter sido gravados em um aplicativo de celular. A guitarra de Jonny Buckland tenta salvar essa baladinha bonitinha, mas o som é abafado, tímido e não consegue dar vida à canção. Há uma participação discreta e dispensável de Gwyneth Paltrow nos backing vocals. Música monótona, você sente que está sendo enrolado por essa canção que parece nunca terminar.

4º : "Biutyful" ("Music Of The Spheres", 2021)

"Biutyful" tem bom ritmo, mas o vocal de Chris Martin alterado para o agudo é vergonhoso, parece Alvin e Os Esquilos cantando Coldplay. Se era para ser fofo, ficou ridículo. Depois entra a voz "normal" de Chris, mas a vergonha alheia já está instaurada e se intensifica no refrão.


Porque alguns seres humanos acham que alienígenas fofos teriam voz humana e aguda? Irritante.



3º : "Lost+ (feat. JAY-Z)" ("Viva La Vida (Prospekt's March Edition)", 2008)
 

"Lost+" é horrível, pois a intervenção de Jay-Z interrompe todo o clima da canção, transformando a faixa em algo quebrado com um ótimo rapper fazendo rimas ruins que comparam o sucesso de grandes ídolos negros da música e da história com suicídio. Essa versão só existe para tornar o álbum "Viva La Vida" mais vendável, famoso e lucrativo. Muito melhor ouvir a versão original, "Lost!", com sinal de exclamação, sem quebras nem rimas infelizes.


2º : "A Sky Full Of Stars" ("Ghost Stories", 2014)

Em "A Sky Full Of Stars", o Coldplay sai do armário e se assume como banda que quer deixar o rock pra trás e se transformar em um grupo de eletropop, lançando uma musica melancólica cheia de "uuuhh-uuuhhs" remixada pelo saudoso DJ Avicii.


O resultado é cafona e irritante, pois decepciona quem espera mais um rock de qualidade do Coldplay e causa desconforto, devido à mistura de melancolia amorosa e falsetes infantis com batidas super alegres em uma mesma faixa. É tão estranho quanto Alok remixando Simone & Simaria.


1º : "Magic" ("Ghost Stories", 2014)

"Magic" é uma das piores músicas do século 21. A batida de bateria eletrônica irrita, a guitarra é fraca, a voz de Chris Martin provoca sono, o piano entra, mas não é o suficiente para salvar a canção. Ritmo preguiçoso, falsetes constrangedores e a falta de uma melodia melhor transformam essa balada em um crime musical.


A situação vira um assassinato sonoro quando Chris resolve engatilhar uma sequência de "méééééhh-méééhgic" e "u-u-u-uhhhh" vergonhosos, incômodos e dolorosos tanto para ele, que não supera o fim do próprio casamento, quanto para nós, que estamos ouvindo esta porcaria.

Essas são as 10 piores músicas do Coldplay, de acordo com o Ouvindo Notas. Concordou com a lista? Achou absurdo alguma canção ter ficado de fora? Se surpreendeu com alguma faixa desconhecida? Comente aqui no blog!

===============

Em resumo, estas são as dez piores músicas do Coldplay:

1º "Magic";
2º "A Sky Full Of Stars";
3º "Lost+(com Jay-Z)";
4º "Biutyful";
5º "Everglow";
6º "Oceans";
7º "Up In Flames";
8º "2000 Miles";
9º "Hymm For The Weekend";
10º "Something Just Like This".

===============

Dúvidas, sugestões ou críticas? Escreva nos comentários!

As piores músicas do Coldplay estão nesta playlist:



Fale comigo no Twitter e no Facebook:

Twitter: @JulioCamarini


Aproveite e visite o meu perfil no Spotify: Júlio César Camarini 

Até a próxima!

~~~~~~~~~~~~~~~


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 50 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024

Kamau mostra papo reto e muito Rap em "Documentário"

Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (até Junho)