Os 10 Melhores Álbuns de Rock Internacional de 2022
Em 2022, o mundo da música pode voltar a sair às ruas e reencontrar seu público em shows e festivais, ainda sob a ameaça de novos surtos pandêmicos, imbecilidades neofascistas e as consequências da guerra na Europa.
Dentro desse contexto, muitas bandas nos presentearam com ótimos discos de Rock 'N' Roll, incluindo um "novo" Radiohead, um intenso Pós-Punk irlandês e ótimas referências a New Wave, ao Rock cheio de guitarras típico dos anos 90 e ao Indie Rock divertido dos anos 2000.
Neste post, vamos conhecer os 10 Melhores Álbuns de Rock Internacional de 2022. Vale a pena complementar a leitura ouvindo a playlist "Top 150 Rock Internacional 2022 : Melhores Álbuns", com uma música para cada disco que se destacou no cenário do Rock em 2022. Se quiser mergulhar mais fundo, escute a playlist "Top 400 Rock Internacional 2022 : Melhores Músicas", com várias faixas dos discos que salvaram o Rock no ano passado.
Vamos começar nosso Top 10 conhecendo uma banda nova cheia de atitude e com um estilo nostálgico que vai te conquistar.
1º Lugar
Romero - "Turn It On" (10,0)
Punk, New Wave, Power Pop - Melbourne / Austrália
Romero é uma banda da Austrália que estreou em 2022 com seu disco "Turn It On!", apresentando um Rock dançante e poderoso.
Suas músicas lembram o Blondie no início da carreira, quando, na virada dos anos 70 para os 80, o Punk estava em transição para a New Wave. Não vamos ouvir algo parecido com "Heart Of Glass", mas "Call Me", "Maria" e "Hanging On The Telephone" são fortes inspirações para as canções da Romero.
Outra força no som do grupo australiano é o Power Pop, uma espécie alternativa de Pop Rock com mais guitarras, mais energia e um ritmo contagiante, despertando aquela vontade de sair correndo por aí com um sorriso no rosto.
"Talk About It", "Honey" e "Neapolitan" são alguns exemplos de faixas que podem fazer uma pessoa ou uma festa inteira começarem a dançar sem parar.
Enfim, Romero funciona como um novo melhor amigo, que vai te ajudar a reencontrar aquele cara divertidíssimo chamado "Rock 'N' Roll".
Notas das músicas do álbum "Turn It On!", da Romero :
1) Talk About It 10
2) Happy Hour 10
3) Honey 10
4) Crossing Lines 10
5) Turn It On! 10
6) Halfway Out The Door 10
7) Troublemaker 10
8) Petals 10
9) Neapolitan 10
10) White Dress 10
11) Things They Don't Tell You 10
Pontuação Final: 110 pontos / 11 músicas = 10,0
Nota do álbum "Turn It On!", da Romero: 10,0
2º Lugar
The Smile - "A Light For Attracting Attention" (9,8)
Art Rock, Rock Sinfônico, Rock Eletrônico, Rock Alternativo - Oxford / Inglaterra
The Smile é o novo projeto paralelo de dois integrantes fundamentais para a existência do Radiohead: Thom Yorke e Jonny Greenwood. Eles representam os dois lados do cérebro que comandam as principais composições da banda britânica famosa por hits como "Creep" ou "Karma Police".
O disco de estreia do The Smile, "A Light For Attracing Attention", funciona como um inventário, ou um manual que reúne todas as fases dos nove álbuns do Radiohead em um único trabalho.
Quem é fã do Radiohead e conhece toda a complexidade de suas músicas deve encarar o The Smile como um novo Radiohead, ou um ensaio para o décimo disco da banda.
Por outro lado, se você tem algum barreira emocional que te impede de mergulhar no som do Radiohead, vale a pena usar cada faixa do álbum "A Light For Attracting Attention" para procurar referências em trabalhos anteriores da banda, utilizando o primeiro disco do The Smile como um guia para entender melhor porque o Radiohead é um grupo que inventou não apenas um novo jeito de fazer Rock, mas uma forma diferente e sublime de fazer Música.
Se precisar de ajuda para esse mergulho no som do Radiohead utilizando o The Smile, confira o post do Ouvindo Notas chamado "The Smile não é "rock" nem inovador, é "apenas" Radiohead", em que é explicada a relação de cada faixa do The Smile com as músicas dos nove discos do Radiohead.
Notas das músicas do álbum "A Light For Attracting Attention", do The Smile :
1) The Same 10
2) The Opposite 10
3) You Will Never Work In Television Again 10
4) Pana-vision 10
5) The Smoke 10
6) Speech Bubbles 10
7) Thin Thing 10
8) Open The Floodgates 9
9) Free In The Knowledge 10
10) A Hairdryer 10
11) Waving A White Flag 8
12) We Don't Know What Tomorrow Brings 10
13) Skrting On The Surface 10
Pontuação Final: 127 pontos / 13 músicas = 9,76923076...=9,8
Nota do álbum "A Light For Attracting Attention", do The Smile : 9,8
3º Lugar
Kiwi Jr. - "Chopper" (9,7)
Indie Rock, Dance Rock - Toronto / Canadá
Kiwi Jr. é uma nova banda que está no seu terceiro álbum em três anos de carreira. "Chopper" é um resgate da sonoridade do Indie Rock dos anos 2000, decolando músicas que fazem referências a The Strokes, The Killers, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs, The Bravery, Bloc Party e qualquer banda legal da explosão do Rock Alternativo no início deste milênio.
Por exemplo, "Night Vision" e "Parasite II" são canções aceleradas que lembram algumas faixas do The Strokes, enquanto "Unspeakable Things" parece uma versão bem humorada dos primeiros sucessos do The Killers.
Quem se deixar levar pela divertida combinação de guitarra, voz falada e teclados poderosos vai se deliciar com o som frutífero e nostálgico que o Kiwi Jr. tem para oferecer.
Notas das músicas do álbum "Chopper", do Kiwi Jr. :
1) Unspeakable Things 10
2) Parasite II 9
3) Clerical Sleep 10
4) Night Vision 10
5) The Extra Sees The Movie 8
6) Contract Killers 10
7) The Sound Of Music 10
8) Downtown Area Blues 10
9) Kennedy Curse 10
10) The Masked Singer 10
Pontuação Final: 97 pontos / 10 músicas = 9,7
Nota do álbum "Chopper", do Kiwi Jr. : 9,7
4º Lugar
Launder - "Happening" (9,5)
Noise Rock, Shoegaze, Rock Alternativo - Los Angeles, Califórnia / EUA
Launder é o projeto do músico John Cudlip, que após alguns anos tentando emplacar singles e EP's, finalmente conseguiu dar vida a um álbum cheio, com treze músicas resultantes do confinamento pandêmico e de superações contra vícios e inseguranças pessoais.
"Happening" é uma mistura muito bem feita do Rock deliciosamente barulhento de bandas como Sonic Youth com o Rock de melodias cremosas e guitarras hipnotizantes que encontramos no Shoegaze.
Essa combinação de ruído, doçura, intensidade e delicadeza resulta em canções fortes, mágicas e encantadoras que nos fazem entender que é possível fazer Rock de qualidade sem cair no "clichê" bobo da agressividade maldita que os roqueiros doidões insistem em repetir infinitamente.
Assim é o Launder: nostálgico e atual, sublime e poderoso ao mesmo tempo.
Notas das músicas do álbum "Happening", do Launder :
1) Unwound 10
2) Intake 10
3) Blue collar 10
4) On a Wire 9
5) Become 8
6) Beggar 10
7) Rust 9
8) Withdraw 10
9) Lockwood 10
10) Harbour Mouth 10
11) Chipper 10
12) Parking Lot 9
13) Lantern 8
Pontuação Final: 123 pontos / 13 músicas = 9,46153846...=9,5
Nota do álbum "Happening", do Launder : 9,5
5º Lugar
Fontaines D.C. - "Skinty Fia" (9,4)
Pós-Punk - Dublin / Irlanda
Fontaines D.C. é um grupo de Dublin, Irlanda e considerada atualmente a banda mais promissora do Rock mundial, demonstrando um domínio cada vez maior de seu estilo musical e de sua proposta artística.
Depois de "Dogrel", escolhido o melhor álbum de 2019 por várias publicações do Rock Alternativo, e de "A Hero's Death", disco bem recebido pela crítica internacional independente em 2020, "Skinty Fia" reúne todo o Punk e Pós-Punk apresentados nos trabalhos anteriores e coloca esses elementos em um nível elevado, adicionando aos versos cantados com ironia e aos solos de guitarra e ritmos dançantes uma camada mais intensa de Rock Irlandês.
Essa camada é fundamental para o destino do Fontaines D.C., pois, dentro do mundo do Rock Alternativo, a banda está seguindo um caminho paralelo ao percorrido por bandas como U2 e Cranberries, no sentido de fazer algo que os irlandeses dominam muito bem, que é transformar tragédias pessoais e nacionais em canções poderosas com potencial de conquistar multidões mundo afora.
Em "Skinty Fia", faixas como "Bloomsday", "Roman Holiday" e "Jackie Down The Line" misturam as dores da Irlanda e de ser um irlandês em uma série de metáforas, cenas e referências que resultam em canções pesadas no sentimento, mas leves e simpáticas no ritmo e na melodia.
O exemplo mais forte disso é o clipe de "I Love You", que deveria ser uma música fofa de amor, mas se transforma em um desabafo emocional contra a Irlanda e termina com o vocalista do Fontaines esmagando o próprio coração dentro de uma igreja.
Notas das músicas do álbum "Skinty Fia", do Fontaines D.C. :
1) In ár gCroíthe go deo 10
2) Big Shot 9
3) How Cold Love Is 9
4) Jackie Down The Line 10
5) Bloomsday 10
6) Roman Holiday 10
7) The Couple Across The Way 9
8) Skinty Fia 8
9) I Love You 10
10) Nabokov 9
Pontuação Final: 94 pontos / 10 músicas = 9,4
Nota do álbum "Skinty Fia", do Fontaines D.C. : 9,4
6º Lugar
Working Men's Club - "Fear Fear" (9,2)
Pós-Punk, Rock Eletrônico, Dance Rock - Manchester / Inglaterra
Working Men's Club é um quarteto inglês de Rock Eletrônico, composto por dois caras e duas moças, liderado por Sydney Minsky-Sargeant, que canta e toca guitarra, bateria eletrônica e sintetizadores (teclado), acompanhado por um baixista e duas amigas que tocam guitarras e teclados.
O som deles e delas é uma combinação maravilhosa de melodias eletrônicas que parecem ter saído direto dos anos 80 com uma mistura distorcida de guitarras e baixo que produzem um ritmo dançante e irresistível.
A banda é nova, começou em 2020, está no segundo álbum em três anos, mas funciona muito bem em sequências que contenham nomes consagrados como Depeche Mode e New Order, ou até mesmo DEVO, The B-52's e outros grupos dançantes da New Wave.
Notas das músicas do álbum "Fear Fear", do Working Men's Club :
1) 19 8
2) Fear Fear 9
3) Widow 9
4) Ploys 10
5) Cut 10
6) Rapture 8
7) Circumference 10
8) Heart Attack 10
9) Money Is Mine 10
10) The Last One 8
Pontuação Final: 92 pontos / 10 músicas = 9,2
Nota do álbum "Fear Fear", do Working Men's Club : 9,2
7º Lugar
Twen - "One Stop Shop" (9,2)
Rock Alternativo - Boston e Nashville, EUA
Twen é um quinteto formado por um casal de amigos, que iniciou a carreira em Boston, Massachusetts, e se consolidou como banda após incluir mais três integrantes em Nashville, Tennessee.
O som do grupo mistura Power Pop, Psicodelia e elementos de Indie Rock, construindo músicas com diferentes estilos, mas sempre com um ritmo gostoso e melodias cativantes.
Destaque para "Fortune 500", que faz referência ao Rock Psicodélico dos 60 e 70 sem recorrer aos truques manjados de Tame Impala e outras bandas consideradas psicodélicas nos anos 2010.
Também vale muito a pena ouvir "One Stop Shop (For A Fading Revolution)", canção mágica e encantadora que possui uma das melodias de violão mais bonitas do Rock em 2022.
Notas das músicas do álbum "One Stop Shop", do Twen:
1) One Stop Shop (For A Fading Revolution) 10
2) HaHaHome 8
3) Dignitary Life 9
4) Automation 9
5) Fortune 500 10
6) Feeling In Love (From The Waist Down) 10
7) Long Throat 9
8) Sweet Dreams (In The Parking Lot) 8
9) Brooklyn Bridge 9
10) Bore U 10
Pontuação Final: 92 pontos / 10 músicas = 9,2
Nota do álbum "One Stop Shop", do Twen: 9,2
8º Lugar
Animal Ghosts - "Wallow" (9,0)
Shoegaze - Portland, Oregon / EUA
Animal Ghosts é um dos melhores representantes do Shoegaze atual, estilo de Rock com ecos, reverberações e camadas de melodias, repleto de guitarras distorcidas e vozes sussurradas em uma névoa sonora semelhante a um sonho, construindo ao nosso redor um efeito magnético, hipnotizante, gravitacional em que é possível mergulhar e levitar ao mesmo tempo nessas ondas musicais.
Para quem já conhece Shoegaze, Animal Ghosts tem canções semelhantes ao my bloody valentine, explodindo guitarras intensas e vozes cremosas em paredes sonoras de ritmos pulsantes e melodias envolventes.
Notas das músicas do álbum "Wallow", do Animal Ghosts:
1) Blue 9
2) Stellar 10
3) Sugar 9
4) Mars 9
5) Warm 8
6) Wallow 10
7) Sway 9
8) Always 8
9) Whirl 10
10) Soon 8
Pontuação Final: 90 pontos / 10 músicas = 9,0
Nota do álbum "Wallow", do Animal Ghosts: 9,0
9º Lugar
Bloc Party - Alpha Games (Deluxe) (8,9)
Dance Punk, Indie Rock - Londres / Inglaterra
Bloc Party é uma das bandas que surgiram na onda do Indie Rock britânico em resposta ao sucesso dos The Strokes em Nova Iorque em 2001. Junto a Franz Ferdinand, The Libertines e Arctic Monkeys, o Bloc Party foi responsável por apresentar um Rock baseado no Pós-Punk, porém mais rápido, dançante e provocador.
O estilo "Dance Punk" consolidado pelo Bloc Party tem como diferencial guitarras aceleradas, baixos suculentos e baterias frenéticas, liderados por letras e vozes debochadas e irônicas.
Uma especialidade do grupo são as canções tensas e angustiantes, que se expressam em um Rock feito para dançar enloquecidamente. Também há espaço para músicas menos agitadas, baladas quase melancólicas, mas sempre instigantes e sarcásticas.
Em "Alpha Games", temos "If We Get Caught", uma balada vibrante, doce e ansiosa sobre a possibilidade de uma relação intensa ser interrompida a qualquer momento de forma dramática.
Além dessa, também encontramos um dos melhores "rocks" de 2022 na faixa "Traps", uma pancada maravilhosa e arrebatadora, com riffs de guitarra e de baixo matadores, paradas na percussão e um "loud-quiet-loud" nervoso sobre alguém em uma festa barulhenta sendo recebido por uma pessoa sedutora e perigosa.
Notas das músicas do álbum "Alpha Games (Deluxe)", do Bloc Party :
1) Day Drinker 9
2) Traps 10
3) You Should Know The Truth 8
4) Callum Is A Snake 10
5) Rough Justice 10
6) The Girls Are Fighting 9
7) Of Things Yet To Come 7
8) Sex Magik 9
9) By Any Means Necessary 8
10) In Situ 9
11) If We Get Caught 10
12) The Peace Offering 7
13) Acting Out 10
14) The Robot And The Psychonaut 8
15) Strut 9
Pontuação Final: 133 pontos / 15 músicas = 8,8666... = 8,9
Nota do álbum "Alpha Games (Deluxe)", do Bloc Party : 8,9
10º Lugar
White Lies - "As I Try Not To Fall Apart (Bonus Edition)" (8,9)
Dance Rock, New Wave - Londres / Inglaterra
White Lies é um trio londrino que apresenta um Rock baseado em bateria, baixo, guitarra e teclado. O resultado dessa soma é uma série de músicas que têm o aspecto de grandes sucessos da New Wave compostos por Depeche Mode, Joy Division e New Order, mas com um estilo atual, pois o grupo começou suas atividades em 2008, próximo a bandas como Bloc Party e Kaiser Chiefs.
As letras angustiadas de Charles Cave sobre a fragilidade do Amor e da Vida são cantadas pela voz grave de Harry McVeigh e conduzidas pela bateria vigorosa de Jack Lawrence-Brown, enquanto o baixo de Charles cria um groove inspirado em elementos do Funk e Harry adiciona energia com riffs de guitarra poderosos, os quais são coloridos por melodias de teclados com o sabor dos anos 80.
"Am I Really Going To Die" tem a angústia do Fim inevitável e próximo guiados por um Funk Rock gostoso, "Roll December" costura o som doce e eletrônico dos teclados com a fúria da guitarra em uma canção com elementos de Rock Progressivo e "Blue Drift" possui beats de sintetizadores, teclados grandiosos e uma atmosfera épica irresistível para quem estiver a fim de dançar por cinco minutos inteiros.
Também vale a pena a curiosa e divertida "I Don't Want To Go To Mars", um Rock intenso e apaixonado que é uma provocação contra quem defende viagens espaciais sem sentido financiadas por bilionários excêntricos.
Notas das músicas do álbum "As I Try Not To Fall Apart (Bonus Edition)", do White Lies :
1) "Am I Really Going To Die?" - 10
2) "As I Try Not To Fall Apart" - 9
3) "Breathe" - 8
4) "I Don't Want To Go To Mars" - 10
5) "Step Outside" - 8
6) "Roll December" - 10
7) "Ragworm" - 10
8) "Blue Drift" - 10
9) "The End" - 7
10) "There Is No Cure For It" - 10
11) "Trouble In America" - 8
12) "Breakdown Days" - 8
13) "What If We're Bad Together" - 6
14) "Staring At The Sun" - 10
Pontuação Final: 124 pontos / 14 músicas = 8,857142...=8,9
Nota do álbum "As I Try Not To Fall Apart (Bonus Edition)", do White Lies : 8,9
E você, o que achou da lista dos 10 melhores álbuns de Rock Internacional de 2022? Ficou surpreso com alguma banda nova? Está triste ou feliz com a posição que o seu grupo favorito alcançou? Escreva nos comentários!
As melhores músicas dos 10 melhores álbuns de Rock Internacional de 2022 e de todos os outros discos que mereceram destaque no cenário do Rock neste ano estão nesta playlist:
Top 150 Rock Internacional 2022 : Melhores Álbuns
===============
Visite o meu perfil no Spotify: Júlio César Camarini
Twitter: @JulioCamarini
Instagram: @juliocamarini
Facebook: Júlio César Camarini
Pinterest: @juliocesarcamarini
Até a próxima!
~~~~~~~~~~~~~~~
Comentários
Postar um comentário