Kamau mostra papo reto e muito Rap em "Documentário"

Do mesmo cenário musical que revelou nomes como Emicida e Rashid, Kamau surgiu como um dos grandes nomes do Rap Paulista e Brasileiro.

Oculto para quem só se preocupa com o "hype" do Hip Hop cheio de banca, mas vazio de poesia, Kamau vem defendendo há quase vinte anos uma carreira repleta de ótimas letras, "beats" e alguns "hits".

Cuidadoso com suas mensagens, ao mesmo tempo que seu Rap transborda sinceridade, Kamau lança em 2024 aquele que promete ser o melhor disco do gênero neste ano: "Documentário".



Uma das exigências do mercado musical é alimentar a ansiedade do público com canções curtas e, se possível, aceleradas.

Mesmo com essa pressão, Kamau segue seu próprio fluxo, criando um paradoxo, no qual as músicas de seu "Documentário" são curtas, durando mais ou menos um minuto, mas com mensagens suficientes para o ouvinte gastar horas refletindo muito.

Enquanto os versos estão fluindo pelos nossos ouvidos, o ritmo, que deveria ser acelerado, neste mundo de vídeos e ídolos rápidos, desobedece a regra, criando uma atmosfera abstrata, envolvente, no tempo certo, no andamento necessário.

Nesse paradoxo, surgem 12 canções que entregam muito conteúdo em apenas 16 minutos (!!!) nos quais Kamau transforma pouco tempo em muitas ideias criando um Rap direto ao ponto, excelente no "flow" dos versos e no "beat" que transforma seus poemas e crônicas em um belo "Documentário" sobre como fazer Rap e Música de qualidade.

Tanto poder de síntese musical aliado a versos recheados de ideias extensas, diretas e impressionantes criam espaço para "Licença Poética e Experimentos Pessoais" como a riqueza da dignidade contra a pobreza de um sistema invejoso na canção "Ourives", a autenticidade de quem é carta fora do baralho, mas decide o jogo mesmo sem "Uniforme" e o ensinamento de que o "passado é consulta e o presente é conduta" na genial faixa "Era".

A aula segue em rápidas lições nas duas partes da "Trilha" de respeito e sucesso que Kamau construiu em toda sua carreira e no valor de quem está "fora da foto e não da cena" em "Índice", música que não está no início do álbum, assim como a canção "Meio" não está na metade do disco.

Rimando com esperteza e habilidade, Kamau se consolida como um dos artistas mais interessantes da Música Brasileira, somando aos seus versos batidas perfeitas como nenhum "Outro..."

Ir contra a corrente do "mainstream" é o que fortalece o talento desse Rapper, pois além de ritmo e poesia, Kamau também cuidou com muita "Classe" de algo fundamental para uma canção: o formato, já que a duração de uma música é um dos elementos mais distorcidos e destruídos por quem está no mundo musical por motivos que não tem a ver com Arte.

O ensinamento de Kamau serve de exemplo para todos os gêneros, já que a preocupação em fazer músicas curtas para vídeos curtos de importância curta e a aceleração em "2x" de belas canções para esmagá-las em formatos alienadores são burrices que não resistem à dignidade e à inteligência de quem não é conduzido, conduz.

Kamau - "Documentário"

Rap - São Paulo / SP

Playlist do Post: Kamau mostra papo reto e muito Rap em "Documentário"

Playlist com as Melhores Músicas de 2024: As Melhores Músicas de 2024 (ouvindonotas.blogspot.com)

Playlist com todas as referências musicais que apareceram no Ouvindo Notas em 2024: Ouvindo Notas em 2024 (ouvindonotas.blogspot.com)

===============

Visite o meu perfil no Instagram: @juliocamarini

Twitter: @JulioCamarini

Facebook: Júlio César Camarini

Spotify: Júlio César Camarini


Até a próxima!

~~~~~~~~~~~~~~~

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 50 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024

Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (até Junho)