As 10 melhores músicas do Coldplay

 


      Coldplay é uma banda que gera amor e ódio em seus ouvintes devido às suas mudanças de estilo musical ao longo de mais de vinte anos de carreira. Com fases que vão do rock melancólico pós-britpop à mistura de folk, jazz, música árabe e afropop, passando pelo pop rock barroco, eletropop colorido infantojuvenil e até pelo lo-fi hip hop, surge uma dúvida sobre quais são as melhores músicas da trajetória do grupo formado por Chris Martin e seus amigos.

    Será que as pioneiras "Shiver" e "Yellow" estão no "top 10" da história do Coldplay? "The Scientist" e "Fix You" entram nesta lista? "Viva La Vida" e "Paradise", que marcam a virada do grupo para o pop rock cafona, são as melhores músicas da banda? Alguma faixa do depressivo álbum "Ghost Stories" (2014) entrou nesta lista? As eletrônicas "A Sky Full Of Stars" e "Something Just Like This" estão presentes? Tem "Adventure Of A Lifetime" e "Up&Up"? Alguma da fase "pré-Parachutes" ou algum lado B do Coldplay estão neste "top 10"?

Para descobrir as respostas para essas perguntas, vamos conhecer a lista começando pelo décimo lugar. Estas são as 10 melhores músicas do Coldplay:

10º : "Strawberry Swing" ("Viva La Vida (Prospekt's March Edition)", 2008)

"Strawberry Swing" tem percussão cativante e um ótimo riff de guitarra. A boa interpretação de Chris Martin e o belo arranjo de cordas intensificam a atmosfera mágica criada por esta música. Os ouvintes são conquistados pela doçura e pelo sentimento de aventura contidos nesta faixa. Bela canção.


9º : "Things I Don't Understand" ("Speed Of Sound" (Single), 2005)

"Things I Don't Understand" tem um início empolgante e um ótimo refrão, com palavras de cada frase sendo destacadas e cantadas em coro. Em seguida, a música diminui seu ritmo, descansa e depois segue em mais uma sequência acelerada até o solo de guitarra no clímax desta canção, que tem aquele aspecto cósmico presente em muitas faixas do álbum "X&Y".

Uma pena esta música não ter sido transformada em um single, com direito a clipe e presença no setlist dos shows da banda, pois assim ela seria mais um grande sucesso do Coldplay e não apenas um lado B perdido na história da banda.


8º : "White Shadows" ("X&Y", 2005)

"White Shadows" tem bom início, ótimo refrão e um ritmo intenso. O espaço sideral é o tema desta canção e de boa parte do álbum "X&Y" de 2005. Assuntos como pertencer à espécie humana e a um sistema, admirar as estrelas e viajar pelo cosmos conferem a esta música um aspecto de aventura espacial. A parte final, com teclados e órgãos, é atmosférica, arrebatadora e muito bonita.


Esta música é a terceira faixa do disco "X&Y", logo após a excelente "Square One", parecida com "White Shadows", e "What If", que mereceria estar nesta lista. Uma pena que os ouvintes ignorem estas ótimas canções que estão logo no início do álbum e pulem para as faixas mais famosas, como "Fix You". Estão perdendo a oportunidade de ouvir músicas lindas que superam diversas outras canções do Coldplay neste e em outros álbuns.

7º : "Talk" ("X&Y", 2005)

"Talk" se sustenta em um sample de "Computer Love", dos alemães pioneiros da música eletrônica Kraftwerk, transformado em um ótimo riff de guitarra. O clima de aventura espacial, a percussão, o solo de órgão e teclados e a explosão de guitarra elevam esta faixa a um nível de qualidade sonora que não compromete seu sucesso comercial.


6º : "The Hardest Part" ("X&Y", 2005)

"The Hardest Part" tem um ótimo início com riffs de piano e guitarra sobrepostos, porém o falsete de Chris Martin pode incomodar, ao mesmo tempo que contribui para o clímax da canção. A alternância de protagonismo entre guitarra e piano resulta em umas das melhores músicas da carreira do Coldplay.


5º : "Violet Hill" ("Viva La Vida (Prospekt's March Edition)", 2008)


"Violet Hill" cria um suspense inicial com um som crescente de teclados seguido por notas de piano, um bom riff de guitarra e uma eficiente base de bateria, baixo e violão. O refrão é curto, mas suficiente para garantir o clímax da música, que é uma espécie de continuação de "Viva La Vida". A "parede" de teclados, que garante o interesse do ouvinte ao longo da canção, é complementada por um ótimo solo de guitarra. O final, com voz e piano, une melancolia e beleza, encerrando as duas histórias sobre derrotas contadas por esta faixa e pela anterior no disco de 2008.


A história dessas canções passa do ponto de vista do rei, em "Viva La Vida", que perdeu autoridade política por ter perdido seu grande amor e tenta compensar isso com abuso de poder, aumentando a ameaça de que esse rei seja deposto e morto por rebeldes, criando um paralelo com fatos históricos e citações bíblicas, e vai para um soldado, em "Violet Hill", o qual percebe que tudo está perdido, pois os inimigos venceram e estão no poder, e, diante do inverno, como metáfora para a injustiça e a devastação, procura na confirmação amorosa sua última esperança de vida.


4º : "Yellow" ("Parachutes", 2000)

Obra-prima do Coldplay, "Yellow" tem bom ritmo, ótima mistura de violão com guitarra e bela interpretação de Chris Martin, complementada pelo backing vocal de seus companheiros de banda. A música fala sobre dedicação amorosa, simbolizando com a cor amarela o brilho das estrelas e a intensidade de uma paixão.


3º : "In My Place" ("A Rush Of Blood To The Head", 2002)

"In My Place" consegue ser cativante e comovente ao mesmo tempo. A letra, sobre respeitar os limites pessoais e os dos outros, é contagiante, enquanto o "yeeeeeah" emociona e faz cantar junto, criando elementos incríveis que servem como modelo para compor uma boa canção de rock, pop ou qualquer outro gênero que se preste a conciliar sucesso comercial com qualidade musical. A percussão e o baixo são vibrantes, o arranjo de cordas e o riff de guitarra de Jonny Buckland são melancólicos e a interpretação de Chris Martin é arrebatadora. Perfeito!


2º : "Trouble" ("Parachutes", 2000)

Outra obra-prima de Chris Martin e seus amigos, "Trouble" é elegante, linda, delicada e intensa, intercalando o som do piano e das guitarras com pequenos momentos de quase silêncio que consolidam o drama presente nesta canção. Destaque para o final da música, com a guitarra soando lentamente, pausada, enquanto a voz e o piano dão espaços para momentos de quietude e suspense.

A letra fala sobre mágoa e arrependimento por meio da analogia de nos sentirmos presos em uma teia de aranha, na qual, quanto mais nos mexemos no desespero de sair dessa situação, mais nos envolvemos na nossa própria bolha de tristeza e desesperança. Dramático, mas muito bonito.


1º : "Clocks" ("A Rush Of Blood To The Head", 2002)

"Clocks" é o exemplo de que é possível combinar a elegância do piano com a energia do rock para compor uma canção melancólica e vibrante ao mesmo tempo. O famoso "You are" ("iiiihhuuuuh uuuh aaaah") serve para envolver o ouvinte em uma atmosfera cheia de notas lindas e sons brilhantes. Os versos antes do último solo de piano, a sequência de batidas nos pratos da bateria e as notas de guitarra no finalzinho fazem toda a música valer a pena. Nota 10/10.


Muito bem, essas são as 10 melhores músicas do Coldplay de acordo com o Ouvindo Notas. Concordou com a lista? Achou absurdo alguma música ter ficado de fora? Se surpreendeu com alguma música desconhecida? Comente aqui no blog!

==========

Em resumo, estas são as dez melhores músicas do Coldplay:

1º "Clocks";
2º "Trouble";
3º "In My Place";
4º "Yellow";
5º "Violet Hill";
6º "The Hardest Part";
7º "Talk";
8º "White Shadows";
9º "Things I Don't Understand";
10º "Strawberry Swing".

==========

Dúvidas, sugestões ou críticas? Escreva nos comentários!

Todas as músicas do Coldplay que receberam nota 10 do Ouvindo Notas estão nesta playlist: Coldplay: Músicas Nota 10

Fale comigo no Twitter e no Facebook:

Twitter: @JulioCamarini


Aproveite e visite o meu perfil no Spotify: Júlio César Camarini

Até a próxima!

~~~~~~~~~~~~

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 50 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024

Kamau mostra papo reto e muito Rap em "Documentário"

Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (até Junho)