Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (até Maio)
O Norte e o Nordeste do Brasil estão muito bem representados pelo Forró Eletrônico e o Rock Popular dos anos 80 e 90, ao mesmo tempo que no resto do mundo surge um Trap Rock poderoso suficiente para quebrar a Internet e um grupo de Pós-Punk ironiza a mediocridade do cidadão americano comum.
Enquanto isso, um grupo britânico utiliza a força da Música Africana para incendiar nossa alma e colocar nosso corpo e mente em estado de êxtase, e, de volta ao Brasil, uma ovelha desgarrada e insegura transforma a energia do Rock em um portal rumo ao Céu, onde o Reino dos Afetos nos aguarda.
Tudo isso está na lista com Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (até Maio), aqui no Ouvindo Notas.
Vamos começar viajando para o passado, quando a Música Nordestina dominava as paradas de sucesso e as aberturas das novelas, deixando uma nostalgia que um pernambucano muito talentoso trouxe de volta aos nossos ouvidos e corações.
1) Tagore - "Barra De Jangada"
Rock Popular Nordestino, Forró Rock - Jaboatão Dos Guararapes / Pernambuco
O álbum é um tributo a Paulo Rafael, importante guitarrista brasileiro do grupo Ave Sangria, que em 1974 foi uma das primeiras bandas psicodélicas do Brasil, e parceiro de longa data de Alceu Valença, compondo a famosa melodia de guitarra que está em "Anunciação".
Além disso, Tagore também homenageia artistas como Fagner, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Pepeu Gomes por meio de músicas inéditas que resgatam aquele clima de novelas como "Tieta", "Pedra Sobre Pedra" e "Mulheres De Areia".
O resultado é uma série de canções com ritmo de Frevo e Forró, acompanhadas por guitarras poderosas e teclados bem característicos que, somados à voz e ao sotaque gostosos de Tagore, nos transportam para um arrasta-pé à beira da praia ou para uma sofrência na mesa do bar, acompanhado de uma cervejinha e uma caixa de som gigante tocando só as pedradas do Rock Popular Nordestino dos anos 80 e 90.
2) Nubiyan Twist - "Find Your Flame"
Afro Pop, Afro Beat, Neo Soul, R&B, Funk - Leeds, Londres / Inglaterra
"Find Your Flame", do grupo britânico Nubiyan Twist, é um dos álbuns mais animados e dançantes de 2024.
Inspirados no ritmo envolvente e nas melodias incendiárias da Música Africana, a banda coloca o ouvinte em estado de transe com belos exemplos de Soul, Funk e R&B, utilizando como combustível o Afro Pop e o Afro Beat, criando uma sonoridade quente e iluminadora.
Essa chama musical brilha fortemente no disco todo e irradia uma luz especial em algumas faixas como "Lights Out", que conta com o reforço luxuoso de Nile Rodgers, mestre da Disco Music que há alguns anos ganhou destaque no sucesso "Get Lucky", do Daft Punk; "Woman", simplesmente uma das músicas mais poderosas e contagiantes de 2024, e "Carry Me", que tem a participação de Seun Kuti, filho mais novo de Fela Kuti, o gênio do Jazz considerado um Deus do Afro Beat e responsável pela obra-prima "Water No Get Enemy", o que explica porque o som de "Find Your Flame", do Nubiyan Twist, consegue te refrescar como água e, ao mesmo tempo, te aquecer como fogo, fluindo pela sua mente, seu corpo e sua alma.
3) Pabllo Vittar - "Batidão Tropical Vol. 2"
Forró Eletrônico, Tecnobrega, Tecnomelody - Maranhão, Pará / Brasil
Depois de fazer Lady Gaga cantar Forró Eletrônico no disco "Dawn Of Chromatica" de 2021 e se apresentar com Madonna no show histórico nas areias de Copacabana em Maio de 2024, Pabllo Vittar se consolidou como uma das maiores artistas do mundo.
Porém, ela não se esquece jamais de suas origens brasileiras, e, nascida no Maranhão e criada no interior do Pará, Pabllo Vittar representa o Brasil de uma forma que poucas estrelas Pop conseguem atualmente em nosso país.
A prova disso é o novo álbum de Pabllo Vittar, "Batidão Tropical Vol. 2", que traz uma seleção de clássicos do Tecnomelody e do Tecnobrega com direito à percussão eletrônica e aquele som de tecladão característico que vão te dar vontade de dançar um forró bate-coxa o dia todo.
Destaque para as releituras de "Me Usa", grande sucesso da Banda Magníficos; "Pra Te Esquecer", da Banda Calypso; "São Amores", do Forró do Muído, grupo que revelou a dupla Simone e Simaria, e "Não Desligue O Telefone", da Banda Djavú, que na versão de Pabllo Vittar virou um "Drum 'N' Bass Bate Cabelo" frenético e psicodélico.
4) Norah Jones - "Visions"
Jazz Pop Rock - Brooklyn, Nova Iorque / EUA
Conhecida pelos sucessos no "Easy Jazz", Norah Jones "pega a visão" e incorpora mais Pop e Rock nas suas músicas em seu novo álbum "Visions".
As novas canções são mais animadas, graças à combinação do piano, tocado de um jeito único por Norah, somado à sua voz aveludada e arranjos com um pouco mais de guitarras do que o comum em seus trabalhos mais famosos.
Isso tudo, dentro de um formato de música Pop e ilustrado por letras irônicas e bem-humoradas, faz de "Visions" um álbum acessível, elegante e divertido.
5) Céu - "Novela"
Pop, Reggae, Rock - São Paulo / SP
Reggae, Afro Pop, Soul, Soft Rock e muito mais podem ser encontrados no mais recente trabalho de Céu, o álbum "Novela", protagonizado por uma mistura de estilos que colocam as músicas desse disco em algum lugar especial dos anos 70, como uma novela clássica que ganhou um remake e vale a pena ver de novo cada um de seus capítulos.
As canções que Céu abre em nosso horizonte parecem guiadas pelo ritmo jamaicano, mas os clássicos do Funk Americano e da MPB também ditam o ritmo desse folhetim, que tem como destaque a excelente faixa "Lustrando Estrela", um dos melhores "rocks" brasileiros de 2024.
6) The Lemon Twigs - "A Dream Is All We Know"
Power Pop, Soft Rock, Rock Retrô - Long Island, Nova Iorque / EUA
Sabe aquele cara que sempre reclama que "hoje em dia não fazem mais rock como antigamente"?
Então, existe uma banda chamada The Lemon Twigs que pode resolver esse problema de nostalgia crônica que atinge 11 em cada 10 roqueiros doidões.
"A Dream Is All We Know" é o novo trabalho dos irmãos Brian e Michael D'Addario (sim, esse é o sobrenome deles), no qual eles trazem em 2024 uma playlist de Rock dos anos 60, 70 e 80 transformada em músicas inéditas, novas e deliciosas, com elementos de Power Pop, Soft Rock, Rock Barroco, Jangle Pop e Country, cheias de referências aos Beatles, Byrds, Beach Boys, Rolling Stones, Status Quo e até ao Poison, Twisted Sister e Quiet Riot.
Vale a pena fazer uma "pegadinha" e perguntar para o seu pai ou avô roqueiro se ele conhece "aquela banda dos anos 70, o Lemon Twigs", e, na sequência, tocar a faixa "Rock On (Over and Over)", só para ouvir ele dizendo "Nossa, que legal, mas qual é mesmo o nome dessa banda dos anos 70 da qual eu nunca ouvi falar?"
7) samlrc - "A Lonely Sinner"
Shoegaze, Post-Rock, Folk, Bedroom Dream Pop - Brasil
samlrc é uma jovem artista brasileira independente, de 19 anos de idade, que está em seu terceiro álbum, "A Lonely Sinner", feito por conta própria de dentro de seu quarto, entregando um som autêntico, que mistura a intensidade do Shoegaze e as paisagens sonoras do Post-Rock com belos arranjos de violinos para ilustrar a narrativa de uma ovelha e a sua metáfora do pecador que, em busca da redenção, pode cometer o equívoco de se tornar semelhante ao seu pior inimigo.
Se ovelhas são fofas, mas inseguras, samlrc cria, de forma mágica e firme, uma energia musical encontrada em trilhas de filmes ou aberturas de animes, que, somada à riqueza sonora desse disco, faz de "A Lonely Sinner" um dos álbuns mais bonitos, poderosos e surpreendentes de 2024.
8) Cheekface - "It's Sorted"
Pós-Punk, Power Pop, Dance Punk - Los Angeles / EUA
Cheekface é uma das bandas mais interessantes do Indie Rock atual, misturando elementos do Pavement e do Cake em um Pós-Punk dançante, Pop e divertido.
O maior diferencial do grupo está nas letras, que ironizam a hipocrisia da classe média americana e sua vida estúpida e sem sentido nos subúrbios dos Estados Unidos da América, assunto principal de "It's Sorted", novo álbum do Cheekface.
Três ótimas abordagens desse tema estão em "The Fringe", expondo o "loser" que tenta ser famoso, fracassa e arranja uma desculpa dizendo que "o sucesso é cringe"; "Popular 2", que ilustra como a vizinhança em um bairro de subúrbio de classe média gosta de se vigiar, criando uma situação na qual cada morador do bairro é um astro popular no circuito de câmeras privado de outro vizinho, transformando o lugar em um reality show de mediocridades cotidianas, e "Plastic", sobre o cara que chega aos 30 anos de idade, percebe que sua vida é artificial e sonha em sair dessa embalagem de plástico onde sua existência está presa.
9) Bruno Berle - "No Reino Dos Afetos 2"
Pop, MPB, Neo Soul, R&B - Maceió / Alagoas
Abraçando Pop, MPB, Neo Soul e R&B com doçura e carinho, Bruno Berle constrói laços musicais muito bonitos "No Reino Dos Afetos 2", seu novo álbum.
Bruno assume o cargo de príncipe e governa um reino habitado por canções cheias de ternura, ilustradas pela sua voz aconchegante e, às vezes, distorcida, parecendo a soma do conterrâneo alagoano Djavan, em uma versão mais simples, com um Frank Ocean mais sensível, buscando atingir um ponto entre a simplicidade das melodias de violão e as batidas envolventes do R&B, conquistando um território musical divertido, fofo e mágico.
Um bom exemplo disso é "Tirolirole", na qual Bruno Berle prende a nossa atenção repetindo uma palavra engraçada em uma melodia simples e depois nos mostra um mundo lindo e encantador simplesmente "abrindo as portas e janelas da canção".
10) Kim Gordon - "The Collective"
Trap Rock - Nova Iorque / EUA
O que te causa mais ansiedade? A humanidade sendo destruída pela Inteligência Artificial ou ficar sem Internet e não poder acompanhar as últimas tretas, "stories" e atualizações do seu "feed"?
Se essa dúvida te deixou bugado, então está na hora de ouvir o álbum mais absurdo e maravilhoso de 2024: "The Collective", trabalho solo da guitarrista, vocalista e fundadora do Sonic Youth, Kim Gordon.
O disco é uma sequência angustiante e envolvente de um Trap Rock que utiliza sintetizadores eletrônicos, barulhos de guitarra e uma voz calma, gelada e sedutora, parecida com a de assistentes de voz como Alexa e Siri, para criar uma atmosfera de alerta constante, asfixiando o ouvinte com a arrogância e a paranoia que sustentam as redes sociais.
Ouvindo "The Collective", de Kim Gordon, você vai se sentir "grandão sem medo", como alguém que venceu uma batalha de Rap ou lacrou em cima de um idiota na caixa de comentários de um "post", mas também vai experimentar a sensação de que "algo de errado não está certo", como se a sua vida digital fosse uma grande "fake news".
Muito bem, esta foi a lista com Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (até Maio).
Quando aparecerem novos discos legais de brasileiros e estrangeiros que mereçam a nossa atenção, eles vão dar o ar da graça aqui no Ouvindo Notas, beleza?
Playlist do Post:
Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (até Maio)
Leia também:
Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (de Janeiro a Abril)
Playlist com as Melhores Músicas de 2024:
As 175 Melhores Músicas de 2024
Todas as referências musicais que apareceram no Ouvindo Notas ao longo de 2024:
===============
Visite o meu perfil no Instagram: @juliocamarini
X (Twitter): @JulioCamarini
Facebook: Júlio César Camarini
Spotify: Júlio César Camarini
Até a próxima!
~~~~~~~~~~~~~~~
Comentários
Postar um comentário