Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (de Janeiro a Abril)

O poder da Amazônia transformada em Música por um Brasileiro que é, atualmente, um dos melhores pianistas do Mundo; um super grupo carioca de Rock unindo forças para lançar um disco de... Pagode (!!!) e uma jovem paulistana criando um fluxo de energia musical que vai da leveza da Bossa Nova ao peso do Shoegaze.

Essas são as grandes novidades da Música Brasileira neste início de 2024, acompanhadas por bandas gringas lançando novos discos retomando o som de ícones como New Order, U2, Oasis e Arcade Fire.

Tudo isso somado está aqui nesta lista do Ouvindo Notas: "Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (de Janeiro a Abril)"

Vamos começar com um rapaz criado na periferia de Recife, Pernambuco, que aprendeu a tocar piano na igreja e hoje é um dos maiores nomes do Jazz Mundial, revelando um Brasil desconhecido para nós, mas encantador para o resto do planeta.

1) Amaro Freitas - "Y'Y"

Jazz, Psicodelia, Música Brasileira - Recife / Pernambuco

                Um dos nomes mais importantes do Jazz Brasileiro e Mundial, Amaro Freitas lançou o seu novo disco "Y'Y" (se pronuncia "yé-yé" e significa "água" ou "rio" em dialeto indígena) fazendo referências a grandes músicos nacionais como Naná Vasconcelos e Hermeto Pascoal.

       O som de Amaro Freitas pode ser considerado Jazz na superfície, mas na profundidade possui ritmos africanos, sons indígenas e elementos de Psicodelia, MPB, Eletrônico e Rock, expressando em forma de música toda a beleza e poder dos rios, da chuva, da flora e do povo da Amazônia, principal inspiração de seu recente trabalho.

      Aqueles que estiverem dispostos a conhecer uma Música que nos conecta com o essencial do Brasil, ao mesmo tempo que nos coloca dentro do que há de mais sofisticado no cenário musical mundial, ficarão "Encantados" com Amaro Freitas.


2) J Mascis - "What Do We Do Now"

Power Pop, Noise Rock - Massachusetts, EUA

O Nirvana é uma das bandas mais importantes da História por juntar elementos de todas as eras do Rock em sua sonoridade, no entanto três grupos são fundamentais para a base das músicas do grupo de Kurt Cobain: Pixies, Sonic Youth e Dinosaur Jr.

Infelizmente, os fãs de Rock, que usam camisetas do Nirvana e adoram o Foo Fighters, parecem não conhecer o Dinosaur Jr. e muito menos seu vocalista, guitarrista e líder, J Mascis, o melhor Rockstar que o roqueiro não conhece.

Em seu novo álbum solo, "What Do We Do Now", J Mascis entrega o que sabe fazer de melhor ao longo de seus 40 anos de carreira: perolas Pop com a beleza do Folk e do Country e o poder de solos impressionantes de guitarra dignos do Heavy Metal.

Se você não conhece J Mascis e sua banda, o Dinosaur Jr., saiba que "What Do We Do Now" é o melhor disco de Rock de 2024 até o momento.

Duvida? 

Então escute esse álbum e, depois de alguns minutos, você vai colocar no volume máximo enquanto toca uma guitarra imaginária na frente de todo mundo.


3) sonhos tomam conta - "corpos de água"

Shoegaze, Bossa Nova, Samba, Sambagaze - São Paulo

O Shoegaze e o Dream Pop têm sido a salvação do Rock nos últimos anos. No Brasil, nomes como gorduratrans e terraplana lançaram os melhores  discos de Rock Nacional dos anos de 2022 e 2023, respectivamente.

A cena desse estilo, marcado por guitarras intensas, vozes introspectivas e muralhas sonoras, tem mais uma representante para consolidar o Shoegaze/Dreampop como a salvação do Rock Brasileiro: sonhos tomam conta, projeto de Lua Viana, artista independente paulistana que já está em seu quarto disco solo. Seu novo trabalho se chama "corpos de água".

As faixas desse álbum navegam pelo rio da Música em direção a marés calmas, parecidas com as cantigas de Dorival Caymmi, os "Afro - Sambas" de Baden Powell e Vinícius de Moraes e a Bossa Nova de Tom Jobim, para depois atravessar oceanos de Shoegaze inundados com turbilhões sonoros, maremotos de guitarras, pratos de bateria trovejando e berros poderosos de Death Metal que deixariam o pessoal do Deafheaven orgulhoso.

Se você não quer se afogar nos clichês do Rock'N'Roll, mas deseja mergulhar em um Rock que vai lavar a sua alma, deixe os sonhos tomarem conta de você.


4) Ride - "Interplay"

Dream Pop, Indie Rock - Oxford, Inglaterra

Ride, banda canônica do Indie Britânico dos anos 90, dona de "Dreams Burn Down", uma das músicas mais bonitas do Shoegaze/Dreampop, lançou seu novo álbum, "Interplay", que mantém a principal característica do grupo: criar belas canções com muita riqueza sonora, misturando a intensidade do Shoegaze/Dreampop com a estrutura do Rock Clássico dos anos 60 e 80.

"Interplay" possui três ótimos exemplos disso: "Peace Sign", um dos melhores "Rocks" de 2024, parecendo os Beatles do início da carreira fazendo música hoje em dia; "Monaco", que lembra o som do New Order e do próprio Monaco, grupo criado quando Peter Hook, baixista do New Order, criou um projeto paralelo conhecido pelo mega hit "What Do You Want From Me?" e "Portland Rocks", que lembra vários sucessos do U2 dos anos 80 e 2000.

Apesar de algumas baladas mais atmosféricas, "Interplay" é um dos grandes discos do ano para quem quer ouvir um Rock novo com sabor clássico.


5) Deize Tigrona - "NÃO TEM ROLÊ TRANQUILO"

Funk, Eletropop, Psicodelia - Rio de Janeiro

O Funk Brasileiro é um estilo musical que sofre preconceito por causa de suas letras, digamos, apimentadas, assustando o "cidadão de bem" que deve ter nascido após uma cegonha colocar uma semente de melancia na barriga da mamãe dele, em vez de ter sido concebido da forma mais bonita, gostosa e natural possível.

Deize Tigrona, artista veterana ícone do Funk, nos dá o prazer de conhecer seu novo álbum, "NÃO TEM ROLÊ TRANQUILO", no qual nossa fera penetra em regiões além do estilo que domina, chegando ao Eletropop e até à Psicodelia.

O disco é uma sacanagem deliciosa, a começar pela canção que batiza o álbum, que tem versos espertos como "Se mova e vem comigo / De frente pro atrito", seguida por "MASSAGEM", uma das declarações de amor mais lindas e safadas dos últimos anos ("de bruços ela tem a minha alma / de frente ela tem a minha vida"), enquanto a faixa "25 DE ABRIL", parceria de Deize Tigrona com a banda brasileira de Rock Psicodélico Boogarins (!!!), é, com certeza, a música mais gozada deste ano.


6) Liam Gallagher & John Squire - "Liam Gallagher & John Squire"

Rock, Blues Rock Psicodélico - Manchester, Inglaterra

Esqueça a volta do Oasis.

Mais esperto que o irmão Noel, Liam Gallagher resolveu se reunir com o seu ídolo, John Squire, guitarrista do The Stone Roses, banda que, junto com The Smiths, é uma das mais importantes na formação do Rock Indie inglês, criando na cidade de Manchester um movimento musical chamado Madchester, de onde saíram nomes como Buzzcocks, Joy Division e New Order e que mais tarde seria a maior inspiração para o movimento Britpop, o qual lançou ao mundo diversos grupos de sucesso como Blur, Radiohead, Supergrass e outra banda de Manchester: o próprio Oasis.

O encontro de Liam e John funciona muito bem, com músicas que, às vezes, se parecem com os hinos do Stone Roses e, às vezes, com os hits do Oasis, mas o Blues Rock Psicodélico é algo marcante nessa parceria, como se fosse um ponto de equilíbrio entre o aluno Gallagher e o professor Squire.

O Blues Rock você vai encontrar em "I'm A Wheel", a Psicodelia em "Just Another Rainbow", porém a maior lição que podemos aprender com esses dois mestres é ouvir "Mars To Liverpool", obra-prima do Rock atual e uma das melhores músicas de 2024.


7) Lencinho - "Só As Melhores"

Pagode Indie, Noise Samba, Samba Rock - Rio De Janeiro

Zaralhando a regra que proíbe o roqueiro de gostar de samba, Lencinho é um grupo de Pagode Indie formado pela junção de membros da Tom Gangue, banda carioca que possui uma sonoridade entre o Two Door Cinema Club e o Holger, e Vitor Brauer, craque do Shoegaze Nacional que lançou recentemente um álbum ambientado no Rio de Janeiro com uma versão triste de "Meu Lugar", sucesso de Arlindo Cruz. Além disso, o pessoal do Lencinho é da mesma cena que revelou um dos maiores grupos de Shoegaze da atualidade, o gorduratrans.

O resultado dessa brincadeira é um Samba/Pagode que serve para quem curte Ludmilla, Thiaguinho, Péricles e Xande de Pilares, mas também funciona para fãs de Rock Alternativo, pois, na maioria das canções do primeiro álbum do Lencinho, "Só As Melhores", há um ruído de guitarra que adiciona uma crocância ao ritmo gostoso do Pagode, e, quando esse ruído se solta um pouco mais, temos um ótimo Samba Rock, como podemos ouvir nas faixas "É Tão Estranho", "Tem Que Acreditar""Pantone", que consegue ser um excelente Pagode com solo de guitarra.


8) STRFKR - "Parallel Realms"

Eletrorock Psicodélico - Portland, Oregon, EUA

Se você gosta de Tame Impala, Phoenix e Air, vai adorar o novo álbum do STRFKR (Starf*cker), "Parallel Realms", com diversas faixas gostosas que vão do Rock Eletrônico à Psicodelia, funcionando muito bem, seja para dar uma relaxada ou dançar em uma festa. 

Várias músicas desse álbum vão ficar na sua cabeça, a começar pela deliciosa "Always/Never", seguida por "Holding On", que lembra um Tame Impala mais eletrônico, "Chizzlers", inspirada no Air e "Running Around", parecida com a sonoridade do Phoenix em sua fase mais Eletropop, depois de ser a versão francesa do The Strokes.


9) Sofia Freire - "Ponta Da Língua"

Eletropop - Recife, Pernambuco

Direto de Recife, Pernambuco, Sofia Freire traz um Eletropop com letras espertas e melodias cheias de beats que lembram a sonoridade de cantoras como Kate Bush e Björk.

Vale a pena ouvir "Big Bang", música cósmica que mescla o estilo das duas artistas mencionadas anteriormente, e "Minha Imaginação", com seu erotismo cibernético e orgânico ao mesmo tempo.

No geral, as canções falam muito sobre romper barreiras, explodir o teto e superar qualquer rótulo, inclusive os que estão neste texto. 

Corajosa, divertida e inteligente, Sofia Freire está arrebentando a boca do balão com seu Pop pronto para dar um nó na orelha de muita gente que vai ficar com suas músicas na "Ponta Da Língua".


10) Friko - "Where We've Been, Where We Go From Here"

Indie Rock - Chicago, EUA

Comparado com o Rock Barroco dos primeiros trabalhos do Arcade Fire e apresentando um som mais parecido com o "Jazz Indie Rock" do Black Country, New Road, o Friko lança seu primeiro álbum, "Where We've Been, Where We Go From Here", cheio de belas canções que vão além dessas referências musicais.

"Crashing Through" é um Rock Indie poderoso feito para cantar com a galera, enquanto guitarras alternam entre ruídos fortes e melodias delicadas cheias de suspense antes da próxima explosão sonora; "Chemical", por sua vez, é um Punk Pop intenso e dançante, com riffs de guitarra enérgicos, enquanto "Statues" lembra algumas baladas dos Strokes.

Entre canções tristes de encher os olhos e pancadas alegres perfeitas para fãs de Rock, o casal de amigos Friko traz, de Chicago para o mundo, músicas que vão agradar desde os ouvintes mais melancólicos aos mais agitados.

Se, no meio desse público, você é daqueles que está com saudades do início fúnebre e suburbano do Arcade Fire, escute a faixa "Get Numb To It!" e satisfaça sua nostalgia.


Essa foi a lista dos 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (de Janeiro a Abril).

Conheceu alguma nova banda que te agradou? Ficou surpreso com o lugar que seu artista favorito alcançou? Responda nos comentários e nas redes sociais!

Assim que novos trabalhos de grupos gringos e brazucas surgirem e forem bacanas o suficiente para a gente escutar, eles aparecerão em uma próxima lista do Ouvindo Notas, combinado?


Todos esses 10 álbuns estão, na íntegra, nesta playlist: 

Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (de Janeiro a Abril)

Leia também:

Dead Fish derruba paredes e constrói um Rock poderoso no "Labirinto da Memória"


The Smile é uma Pós-Graduação em Radiohead


Kamau mostra papo reto e muito Rap em "Documentário"


As melhores músicas de 2024 de acordo com o Ouvindo Notas:

As 90 Melhores Músicas de 2024 (ouvindonotas.blogspot.com)

Todas as referências musicais que apareceram no Ouvindo Notas em 2024 estão nesta playlist:

Ouvindo Notas em 2024 (ouvindonotas.blogspot.com)

===============

Visite o meu perfil no Instagram: @juliocamarini 

Twitter: @JulioCamarini 

Facebook: Júlio César Camarini 

Spotify: Júlio César Camarini 

Até a próxima!

~~~~~~~~~~~~~~~


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 50 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024

Kamau mostra papo reto e muito Rap em "Documentário"

Os 10 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024 (até Junho)