Congadar: Aulas de Rock Brasileiro
Congadar - "Aprendi Com Meus Antepassados" (Independente)
Congado, Rock, Afro Rock - Sete Lagoas / Minas Gerais
Depois de lançarem o melhor álbum de Rock Brasileiro de 2022 e um dos melhores discos nacionais de 2023, o Congadar, grupo de Sete Lagoas, Minas Gerais, entrega seu novo trabalho chamado "Aprendi Com Meus Antepassados".
Nesse novo álbum, o Congadar mantém sua essência de combinar a música tradicional de um determinado lugar do Brasil com o Rock mundialmente conhecido, estratégia muito popularizada graças à Nação Zumbi e sua mistura de Maracatu, típico do folclore pernambucano, com o Rock.
No caso do Congadar, o Rock se mistura ao congado, do interior de Minas, criando uma sonoridade que tem o batuque de caixas e tambores que ouvimos no Maracatu da Nação Zumbi, mas que, nas músicas do Congadar, tem o rítmo do folclore mineiro, somado aos riffs e distorções característicos das guitarras do Rock.
Esse batuque do congado se apresenta na faixa inicial "Dá Licença", ganha a potência do Hard Rock no "Risca Ponto", o suíngue do Afro Rock na "Semente Raiz" e a força do Rap em "Fundido Chão".
As diferentes somas entre congado e Rock criam a base para que o Congadar amarre as lições dos antepassados com o Afrofuturismo na faixa "Legado Orum", convoque a participação de Teresa Cristina e sua voz angelical para guiar o ouvinte em uma ótima mistura de batuques e solos de guitarra em "Promessa ao Gantois" e faça um contraste entre a depressão das grandes cidades e o ânimo das preces do dia a dia nas ótimas distorções das guitarras de "Senhor Xarará".
Toda essa energia musical chega a níveis próximos à psicodelia em "Preparado da Vovó", que complementa a canção "Benção Pra Vovó", do disco "Morro das Três Cruzes", de 2023. Nesse preparado, saboreamos uma melodia de guitarra com uma textura arrepiante e envolvente que nos leva a um refrão calmo e delirante, que volta ao som amargo das guitarras, deixando um gostinho de quero mais, em um efeito cíclico...
Em "Dança Pra Oyá", a psicodelia está no batuque do congado unido a guitarras hipnóticas entrelaçadas com uma bela melodia e uma letra gostosa de ouvir, muito bem cantada pelo pessoal do Congadar.
Por fim, a lição que faz o Congadar passar de ano: "Oxalá", a combinação perfeita do ritmo do congado e das melodias e distorções das guitarras, em uma música que poderia tocar nas rádios, ou viralizar nas redes sociais, funcionando como um ótimo boletim com as provas de que o Congadar aprendeu com os antepassados e agora está dando aulas de Rock Brasileiro.
Playlist do Post: Congadar: Aulas de Rock Brasileiro
Leia também:
Os 50 Melhores Álbuns de Rock Brasileiro de 2022
Os 10 Melhores Álbuns de Rock Brasileiro em 2023
Os 50 Melhores Álbuns Brasileiros e Internacionais de 2024
Dead Fish derruba paredes e constrói um Rock poderoso no "Labirinto da Memória"
Kamau mostra papo reto e muito Rap em "Documentário"
menores atos: Rock apaixonado no "FIM DO MUNDO"
Antropoceno: Samba Infernal, Rock Celestial
terraplana: A evolução natural do Shoegaze
chalkwife: sobrevivendo a uma enxurrada sonora de emoções
Superafim: Dance Rock Supergostoso
Maré Tardia: Ondas Perfeitas de Surf Punk
Escute estas playlists:
===============
Visite o meu perfil no Instagram: @juliocamarini
Threads: @juliocamarini
Blue Sky: @juliocesarcamarini.bsky.social
Twitter: @JulioCamarini
TikTok: @juliocesarcamarini
YouTube: @juliocesarcamarini
Facebook: Júlio César Camarini
Spotify: Júlio César Camarini
Contribua com qualquer valor pelo PIX: juliocesarcamarini@gmail.com 🙏💵
Até a próxima!
~~~~~~~~~~~~~~~
Comentários
Postar um comentário